Contrato Consciente: o case do Semear

ben-mcleod-MX-I62dPu-c-unsplash

As educadoras Carolina Fábregas, Fernanda Pestana e Helena Guéron se encantaram pelo olhar humano e relacional dos Contratos Conscientes®

É possível criar uma sociedade e manter a amizade? Para as educadoras Carolina Fábregas, Fernanda Pestana e Helena Guéron isso é plenamente viável e até mesmo se tornou uma forma de fortalecer as relações. Elas procuraram o escritório Fernanda Guerra Advocacia para a co-construção do contrato societário do Semear

O negócio que nasceu com uma sala de curso, um consultório e atividades online, agora vem ampliando sua atuação e, em breve, abrirá as portas em uma nova sede, no bairro Lagoa (Rio de Janeiro). Neste processo de ampliação, o espaço de aprendizagem multidisciplinar precisou de um contrato para formalizar as relações societárias e para organizar a empresa. 

Saiba mais sobre este Contrato Consciente ®:

O que é o Semear?

A educação deve produzir mais do que indivíduos que consigam ler, escrever e contar. Ela deve nutrir cidadãos globais, que consigam enfrentar os desafios do século XXI.

O Semear é um espaço que alia psicoterapia, atendimento psicopedagógico, avaliação neuropsicológica, orientação vocacional e também para famílias. A sua missão é estabelecer uma ponte entre saúde e educação, a fim de formar indivíduos com competências socioemocionais e intelectuais. 

Esse olhar integrado partiu das idealizadoras do projeto, Carolina Fábregas, Fernanda Pestana e Helena Guéron. “Era um sonho antigo ter um espaço de multiterapias e educação, onde o principal objetivo é o desenvolvimento pleno da criança e do adolescente”, relata a educadora e psicóloga Carolina.

O SEMEAR atende não apenas os jovens, mas também todo o círculo de envolvidos no processo de educar. O espaço oferece rodas de conversas para pais e mães, cursos de formação para professores, dentre outras atividades. 

Desafios

As três sócias já eram amigas muito antes de decidirem empreender juntas. Por isso, o contrato societário precisava abraçar a teia relacional delas, respeitando as individualidades ao mesmo tempo que dá sustentação para o negócio. “Tínhamos a meta de nos organizarmos como sócias, como empresa, respeitando o tempo de cada uma, mas também estabelecendo uma relação profissional”, explica Carolina. 

Elas buscaram o trabalho do escritório Fernanda Guerra Advocacia com o intuito de conhecer uma abordagem relacional que promove a equidade de importância das partes envolvidas. “Conheci a Fernanda Guerra no meio da pandemia e fiquei encantada com o formato do trabalho, o respeito às relações e a forma de estruturar e cuidar da empresa e das pessoas nela envolvidas”, destaca.

Metodologia aplicada

A co-criação do contrato iniciou em junho de 2022 e perdurou cerca de quatro meses. Neste período, foram trabalhadas as relações, os acordos, a missão e o papel de cada uma dentro da sociedade. 

Ao abrir espaço para o diálogo, aclarando as expectativas, deveres e direitos de cada envolvido no contrato societário, o Contrato Consciente ® cuida das relações interpessoais envolvidas. Promove a inovação jurídica por meio do desenvolvimento de relações contratuais customizadas, sustentáveis e harmônicas, que consideram benefícios mútuos e a autonomia dos envolvidos.

Para isso, são utilizadas ferramentas como linguagem simples e acessível, Legal Design, Visual Law e técnicas de mediação, construção de consenso e facilitação de diálogo para o desenvolvimento de soluções autonegociadas. “Mais do que serviços de advocacia, servimos à sociedade para o bem-estar coletivo e das relações humanas”, sustenta Fernanda Guerra, fundadora do escritório Fernanda Guerra Advocacia e da SER – Sustentando Elos Reais.

Para Carolina, o processo teve fluidez e foi de fácil implementação. “Nosso maior desafio foi encontrar o lugar de sócias, uma vez que a amizade já tínhamos garantida”, reforça.

Resultados

Toda dinâmica de elaboração do Contrato Consciente ® é baseada em valores e acordos integrativos. São tratos cuidadosos com todas as partes envolvidas, onde não nos posicionamos contra, mas COM o outro, sustentando elos reais e construindo tom de equidade e autorresponsabilidade. 

“O impacto direto é sentido por nós, as sócias, mas reverbera indiretamente em todos que chegarão ao Semear, uma vez que hoje teremos uma estrutura, um contrato social uma empresa mais organizada – tanto no papel quanto no discurso e no modo de nos relacionarmos com a proposta”, detalha Carolina.

Para Fernanda Guerra, nenhuma relação é estritamente negocial. “Somos seres inteiros e, por isso, não somos capazes de separar quem somos na vida pessoal de quem somos no ambiente de trabalho. Por isso, temos que sustentar relações e estarmos dispostos a cuidar delas. O que propomos aqui no escritório é a construção de um pacto sócio-afetivo”, afirma a advogada.

Sobre o escritório Fernanda Guerra Advocacia

Somos um escritório de advocacia inovador, liderado por Fernanda Guerra, atuante há mais de 20 anos. Propomos uma advocacia consciente e o exercício do Direito do futuro e integrativo atuantes na mudança e inovação jurídica por meio de métodos extrajudiciais, legais e extraordinários.

Sustentamos uma visão multidisciplinar que alia sólidos conhecimentos jurídicos ao que há de mais moderno no Direito, como Contratos Conscientes ®, Linguagem Simples, Legal Design e Visual Law.

Possuímos uma visão integrativa, sistêmica e pacífica do Direito. Representamos, na América Latina, o movimento internacional Legal Change Makers, apoiado pelas advogadas americanas Linda Alvarez e J.Kim Wright, referências mundiais no desenvolvimento de Contratos Conscientes ®.