Contrato Consciente: o case do escritório Paiva e Leoni Advogados Associados

paivaleonibg

O processo de elaboração do Contrato Consciente permite que os sócios se conheçam a fundo e vejam os potenciais e as dificuldades daquela relação

O atendimento cuidadoso, personalizado e participativo é um dos grandes diferenciais do escritório Paiva e Leoni Advogados Associados. Por atuar com direito de família e sucessões, as sócias Fernanda Paiva, Luciana Leoni e Joana Bomtempo conhecem bem a realidade litigiosa dos casos, mas buscam propor soluções consensuais e mais harmoniosas para os conflitos.

Ao conhecer a abordagem dos Contratos Conscientes, foi a vez de quem cuidou das relações de seus clientes repensar a própria relação societária. As sócias, assim como a advogada colaboradora Patrícia Cezar de Andrade, participaram do processo guiado por Fernanda Guerra, primeira advogada licenciada em Contratos Conscientes na América Latina.

Saiba mais sobre o case:

Quem é o Paiva e Leoni Advogados Associados

Sediado no Rio de Janeiro, o escritório Paiva e Leoni Advogados Associados possui ampla experiência em direito da família e sucessões. Foi idealizado por Fernanda Paiva, sócia fundadora. Assim como a sócia Luciana Leoni, é especializada há mais de 15 anos no segmento. 

Há dois anos, foi a vez de Joana Bomtempo integrar a sociedade, ao se graduar em Direito. Ao longo de sua trajetória, já soma cinco anos de trabalho na área. “Nosso trabalho é especializado em direito de família e sucessões e abrange desde soluções consensuais para os conflitos como processos litigiosos, apesar de sempre tentarmos solucionar de forma harmoniosa”, relata Joana. 

Assim, o Paiva e Leoni Advogados Associados busca cuidar da relação apresentada pelos seus clientes, com toda a vulnerabilidade existente em um litígio familiar ou sucessório. “Apesar de atuarmos em um ramo burocrático e muito objetivo, uma das nossas características marcantes é a procura por um olhar mais humano para os casos que enfrentamos, para as pessoas que nos procuram. Gostamos de olhar as relações através de um viés subjetivo, entendendo quais as reais necessidades por trás das “queixas” apresentadas”, ressalta. 

Desafios

A pesada rotina do escritório, marcada pela constante pressão, muitas vezes ocasionava um afastamento prejudicial à sociedade. Muitas vezes, as necessidades ficavam escondidas e havia falhas na comunicação. 

Ao mesmo tempo, as sócias compreendiam a necessidade de rever seus acordos internos e de se aprimorar constantemente. A fundadora Fernanda Paiva conheceu Fernanda Guerra durante a formação em mediação pelo Instituto Mediare. Aliado a isso, a abordagem dos Contratos Conscientes também foi recomendada por Ricardo Mendes, mestre no estudo das contestações familiares. 

Para que a sociedade evoluísse com toda a sua potência, as advogadas participaram do processo de co-criação do Contrato Consciente. “Acreditamos que precisamos olhar para as nossas reais necessidades, expô-las umas às outras, elaborar para tentar que o conflito – quando surja – não sofra uma escalonada”, afirma Joana. 

Metodologia aplicada

Ao estimular um olhar para o todo das relações – os envolvidos, suas individualidades, seus anseios, receios e sonhos –, os Contratos Conscientes são criados por meio do diálogo. O objetivo é dar sustentabilidade ao negócio e à relação dos envolvidos, em um espaço de confiança, clareza, transparência, responsabilidade e comprometimento.

Ao todo, foram realizados cinco encontros para o desenvolvimento e, por fim, a entrega do contrato. Durante as reuniões, as sócias tiveram a oportunidade de se dedicar à relação delas e aos objetivos coletivos. 

Foram realizadas dinâmicas para estreitar as relações entre as sócias, abrindo espaço para que colocassem à mesa suas personalidades, aspirações e o que ainda sentiam que não estava sendo contemplado ou visto com a devida atenção em sua parceria de negócios. Combinam-se técnicas de mediação, comunicação não-violenta, constelação sistêmica, fenomenologia, complexidade e práticas colaborativas. 

Ao expor os diferenciais, os valores, os pontos fracos e fortes da sociedade, assim como evidenciar o lugar que cada uma das participantes ocupa dentro do escritório, o método visa clarificar o que cada um vai obter da relação e o que está disposto a dar em troca. Nos Contratos Conscientes, a meta é criar uma aliança destinada ao benefício de todas as partes, não uma competição entre os envolvidos. 

Resultados

Diferentemente dos contratos societários tradicionais, o foco do Contrato Consciente não é prever problemas e buscar soluções hipotéticas para tais conflitos, mas promover um olhar sistêmico, onde se percebe todos os fatores de forma mais ampla e interligada. Quando ocorre uma mudança ou surge uma questão, o documento fornece uma estrutura para a auto-implicação na resolução dos problemas.

Para Joana, o Contrato Consciente foi uma oportunidade de formular um documento muito fiel às necessidades das envolvidas e os valores do escritório. “Buscamos expor as nossas dificuldades para lembrar delas e transformar, nossas qualidades e o que o Paiva e Leoni representa para nós. Procuramos entender quais são as nossas características e particularidades as quais nos diferenciam de outros escritórios que atuam na mesma área e tudo isso nos enriqueceu muito não só como equipe, mas como sociedade”, acredita.

Nos Contratos Conscientes as partes têm o seu papel ampliado, tornando-se efetivas guardiãs dos seus direitos e deveres. “Sem dúvida todas as pessoas à nossa volta são impactadas com o Contrato Consciente, começando por nós três e também pela Patrícia, advogada que trabalha conosco, além de todas as demais pessoas que estão incluídas neste projeto, mesmo que em lugares diferentes: clientes, colaboradores, entre outros”, conclui a advogada.

Sobre o escritório Fernanda Guerra Advocacia

Liderado pela advogada Fernanda Guerra, o escritório propõe uma abordagem integrativa do Direito. Acreditamos que a inovação jurídica é um caminho para o desenvolvimento de relações contratuais sustentáveis e harmônicas. Por isso, co-criamos soluções customizadas que conferem benefícios mútuos e autonomia às partes.

Aliadas à abordagem dos Contratos Conscientes, utilizamos ferramentas como linguagem simples, Legal Design, Visual Law e técnicas de mediação, construção de consenso e facilitação de diálogos para o desenvolvimento de soluções autonegociadas.